Será o Networking uma forma de poder?

Tendemos a associar o conceito de poder com outros conceitos, como estatuto, cargo ou autoridade formal. Olhamos para esses cargos e comentamos, umas vezes com admiração, outras de forma critica, o exercício do seu poder.

No entanto, temos abundantes exemplos de pessoas que tiverem um impacto tremendo na história, sem terem um cargo com poderes formais significativos. Martin Luther King, Madre Teresa ou Bono Vox, para citar alguns dos mais fáceis. De onde veio o seu poder? Como o conquistaram?

Não o fizeram. O poder não se conquista, recebe-se. Segundo Dacher Keltner, no seu livro “O Paradoxo do Poder”, a atribuição de poder resulta de uma avaliação feita por todos nós acerca de um individuo e da sua capacidade e vontade de beneficiar o coletivo, com o poder que lhe poderá ser atribuído.

É por este motivo que Simon Sinek afirma que liderar é servir.

Qual é a relação disto tudo com o networking? Toda. A atividade de Networking só será efetiva se formos percebidos pela nossa rede como alguém com capacidade e vontade de fazer algo em benefício dos participantes da rede.

Por este motivo, sermos conhecidos não é suficiente para ter resultados no networking. É necessário sermos reconhecidos pela capacidade e disponibilidade para criar valor para a nossa rede.

Na atividade comercial, o melhor profissional não é o mais conhecido, mas o que está disponível e é capaz de ajudar o seu cliente quando este necessitar.

Obviamente que isto não pode ser feito de forma indiscriminada, para evitar exageros. A maneira mais efetiva de fazê-lo é o tema da nossa formação “Networking e Atração de Clientes”.

Fale connosco.

Ultimas do nosso blogue:

Os Clientes Dizem a Verdade?

Os Clientes Dizem a Verdade?

Os clientes dizem sempre a verdade? Não. No início de uma relação comercial, antes de saberem até que ponto podem confiar no profissional à sua frente, os clientes defendem-se e muitas vezes omitem informação, ou, simplesmente, não dizem a verdade.

read more

Como Reage ao Não do seu Cliente?

Como Reage ao Não do seu Cliente?

Não, essa palavra tão temida por todos na área de vendas. Mas sabe o que significa? Será sempre definitivo e final? Quantas vezes o cliente disse-lhe que não a si para depois dizer sim a um colega? Se já lhe aconteceu, fique descansado que não é o único, nem é grave.

read more

Ser ou não ser empresário, eis a questão.

Ser ou não ser empresário, eis a questão.

Na minha atividade profissional já me deparei várias vezes com potenciais empresários nesta situação. Pretendem iniciar um negócio, mas não sabem qual, têm pouca noção do “como fazer” e o “porquê de avançar” é simplesmente o desejo de serem empresários.

read more

O otimismo é sempre bom?

O otimismo é sempre bom?

Quando o negócio arrancar vai estar logo acima do break-even. Uau! Que maravilha. Mas será esta uma previsão realista?

read more

Próximas Formações:

Formação Competências de Coaching

Formação Competências de Coaching Descubra como ajudar os outros a irem mais longe com o seu apoio. INSCRIÇÃO O que esta formação pode fazer por si Esta formação pretende dar as ferramentas de base para poder ter uma conversa, usando os princípios do coaching, com o...

read more

Contactos:

Rua Dom Jerónimo Osório nº1 r/c
8000-143 Faro

Tel: +351 917 556 176

email: contacto@veiculodeideias.pt

Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar pelo site, está a concordar com a nossa utilização de cookies. Saiba mais aqui.

[efb_likebox fanpage_url="veiculodeideias" box_width="350" box_height="" locale="pt_PT" responsive="1" show_faces="1" show_stream="0" hide_cover="0" small_header="0" hide_cta="0" animate_effect="fadeIn" ]
Share This