Como Reage ao Não do seu Cliente?

Não, essa palavra tão temida por todos na área de vendas. Mas sabe o que significa? Será sempre definitivo e final? Quantas vezes o cliente disse-lhe que não a si para depois dizer sim a um colega? Se já lhe aconteceu, fique descansado que não é o único, nem é grave.

Realmente alguns “não”, são rotundamente inabaláveis e não dão hipótese para mais nada. Mas não todos. Existe um outro tipo de não que soa mais a “ainda não”, ou “assim não, mas ..” só que o cliente não o diz desta forma. Diz simplesmente que não. Como distingui-los? Continuando a falar com o cliente, interessando-se pelo seu problema, pela pessoa e ganhando a sua confiança.

Nem tudo o que é dito numa conversa comercial deve ser levado literalmente. Lembre-se que se trata de um jogo, onde o marcador mostra o nivel de confiança que está a ganhar junto do seu potencial cliente.

Por vezes assisto a profissionais que parecem estar à espera do “não” para terem uma desculpa e desistirem do cliente. Deixam a conversa terminar rápido demais e nem tentam saber mais e descobrir se haveria alguma oportunidade a explorar.

Os clientes tratados desta forma sentem a falta de interesse no profissional e duvidam que tenham à sua frente alguém preocupado com os seu problemas e desejos, alguém preocupado em defende-lo e ajudá-lo verdadeiramente. O que sentem é alguém que está à espera de uma venda fácil, de um cliente que dê menos trabalho.

Este tipo de profissional ouve muito mais “nãos” do tipo “assim não”, ou pior, “consigo não”. Bastava ouvir melhor e investir um pouco mais de tempo para ser diferente.

Formação: Psicologia da Relação com o Cliente

Fale connosco.

Ultimas do nosso blogue:

Os Clientes Dizem a Verdade?

Os Clientes Dizem a Verdade?

Os clientes dizem sempre a verdade? Não. No início de uma relação comercial, antes de saberem até que ponto podem confiar no profissional à sua frente, os clientes defendem-se e muitas vezes omitem informação, ou, simplesmente, não dizem a verdade.

read more

Ser ou não ser empresário, eis a questão.

Ser ou não ser empresário, eis a questão.

Na minha atividade profissional já me deparei várias vezes com potenciais empresários nesta situação. Pretendem iniciar um negócio, mas não sabem qual, têm pouca noção do “como fazer” e o “porquê de avançar” é simplesmente o desejo de serem empresários.

read more

O otimismo é sempre bom?

O otimismo é sempre bom?

Quando o negócio arrancar vai estar logo acima do break-even. Uau! Que maravilha. Mas será esta uma previsão realista?

read more

Insucesso e auto imagem

Insucesso e auto imagem

Os insucessos profissionais podem ser momentos dolorosos. Desde um despedimento até uma falência, nunca é fácil. Como melhorar a sua posição?

read more

Próximas Formações:

Formação Competências de Coaching

Formação Competências de Coaching Descubra como ajudar os outros a irem mais longe com o seu apoio. INSCRIÇÃO O que esta formação pode fazer por si Esta formação pretende dar as ferramentas de base para poder ter uma conversa, usando os princípios do coaching, com o...

read more

Contactos:

Rua Dom Jerónimo Osório nº1 r/c
8000-143 Faro

Tel: +351 917 556 176

email: contacto@veiculodeideias.pt

Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar pelo site, está a concordar com a nossa utilização de cookies. Saiba mais aqui.

Share This