O otimismo é sempre bom?

Quando o negócio arrancar vai estar logo acima do break-even. Uau! Que maravilha. Mas será esta uma previsão realista?

Ao conceber no papel um investimento novo há muitos pontos facilmente identificáveis e mesmo simples de projetar o seu valor no futuro.

As vendas futuras, sem um histórico ou uma base de clientes sólida, definitivamente não é um desses pontos.

É fácil criar um orçamento para instalar um escritório, uma loja ou uma fábrica. Fazer um orçamento para um plano de marketing, ou uma área de RH também não é difícil. Agora saber o que farão os clientes no futuro é outra história.

Exatamente por ser tão volátil e instável projetar este valor é que o torna tão revelador do estado de espirito de quem o cria. Particularmente dos “otimistas militantes”.

O otimista militante não é a pessoa que, apesar de acreditar num numero muito bom, coloca outro mais conservador no orçamento. Não. Trata-se do gestor que ao ver um aumento no orçamento de despesas no primeiro ano de atividade, decide corrigir a projeção de vendas para “compor” os números e “fazer caber” tudo na tesouraria disponível. Trata-se do empreendedor que orçamenta os custos para instalar a operação, mas não um período de carência entre o arranque e o breack-even.

Este comportamento, por vezes é sintoma de um receio em enfrentar as dificuldades possíveis do negócio. É uma forma de afastar-se da realidade, dizendo que se tem tanto medo da possibilidade de correr mal que nem se pode pensar nisso

Um investimento novo é por definição um ato de coragem, um pulo no infinito, um salto de fé no desconhecido, por muito informada que seja a decisão que o suporta. Isto é assustador para a maioria dos profissionais, independentemente do que estiver em causa.

O receio de poder falhar e a sensação de vulnerabilidade associada ficam à flor da pele e isso pode ser assustador. Quando menciono a coragem necessária, refiro-me muito mais à capacidade de lidar com estes sentimentos do que ao capital em risco.

O otimismo excessivo pode ser uma manobra para fugir ao desconforto gerado por estes sentimentos. Uma forma de evitamento das ameaças ao próprio. É um “nem quero imaginar isso…”

Ao mesmo tempo, o otimismo equilibrado pode ser muito importante em muitas situações da vida, nomeadamente quando se enfrenta uma grande dificuldade. Nesses momentos, a sua presença evidencia confiança nas capacidades do próprio e resiliência para enfrentar revezes e continuar a procurar uma solução.

Quando o otimismo serve para evitar olhar para o problema, pode ser destrutivo, porque a sua função deve ser ajudar a enfrentar as dificuldades e não evitar a enfrentá-las.

Ter o apoio de um coach pode servir para evitar algumas destas armadilhas, ajudando a alertar para estes processos e a trazer de volta para a solidez dos factos que sustentam o projeto.

Conheça o nosso Coaching Psicológico

Fale connosco.

Ultimas do nosso blogue:

Os Clientes Dizem a Verdade?

Os Clientes Dizem a Verdade?

Os clientes dizem sempre a verdade? Não. No início de uma relação comercial, antes de saberem até que ponto podem confiar no profissional à sua frente, os clientes defendem-se e muitas vezes omitem informação, ou, simplesmente, não dizem a verdade.

read more

Como Reage ao Não do seu Cliente?

Como Reage ao Não do seu Cliente?

Não, essa palavra tão temida por todos na área de vendas. Mas sabe o que significa? Será sempre definitivo e final? Quantas vezes o cliente disse-lhe que não a si para depois dizer sim a um colega? Se já lhe aconteceu, fique descansado que não é o único, nem é grave.

read more

Ser ou não ser empresário, eis a questão.

Ser ou não ser empresário, eis a questão.

Na minha atividade profissional já me deparei várias vezes com potenciais empresários nesta situação. Pretendem iniciar um negócio, mas não sabem qual, têm pouca noção do “como fazer” e o “porquê de avançar” é simplesmente o desejo de serem empresários.

read more

Insucesso e auto imagem

Insucesso e auto imagem

Os insucessos profissionais podem ser momentos dolorosos. Desde um despedimento até uma falência, nunca é fácil. Como melhorar a sua posição?

read more

Próximas Formações:

Formação Competências de Coaching

Formação Competências de Coaching Descubra como ajudar os outros a irem mais longe com o seu apoio. INSCRIÇÃO O que esta formação pode fazer por si Esta formação pretende dar as ferramentas de base para poder ter uma conversa, usando os princípios do coaching, com o...

read more

Contactos:

Rua Dom Jerónimo Osório nº1 r/c
8000-143 Faro

Tel: +351 917 556 176

email: contacto@veiculodeideias.pt

Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar pelo site, está a concordar com a nossa utilização de cookies. Saiba mais aqui.

Share This