Insucesso e auto imagem

Os insucessos profissionais podem ser momentos dolorosos. Desde um despedimento até uma falência, nunca é fácil.

Além das implicações financeiras, há todo o investimento pessoal de tempo, dedicação e renuncia das outras áreas da vida em favor do objetivo agora perdido.

Numa situação destas é frequente interiorizar o insucesso como uma característica pessoal. Dizer “Não consegui porque não sou suficientemente bom”, ou “Não consegui porque não sou capaz”.

Esta atitude pode ter uma função protetora. Ao marcar a atividade como fora dos limites da capacidade, evita-se lá voltar e correr o risco de sofrer novamente com um insucesso.

No entanto é uma forma de fazer batota. É dizer que se falhei uma vez, vou falhar sempre, não posso evoluir, aprender com os acontecimentos e fazer melhor da próxima. Ainda que difícil, é mais fácil dizer que não se é capaz do que arriscar novamente o sofrimento do falhanço.

A psicanalista Isabel Abecassis Empis diz no seu livro “Cada um vê o que quer num molho de brócolos”, “Nós não somos o que nos acontece, mas a forma como lidamos com isso”. Ser capaz de aceitar uma derrota, sem torna-la uma parte do que se é, mas mante-la como uma experiência da qual se pode aprender e melhorar é um acto de coragem fundamental para obter o sucesso. É permitir-se ser alguém que pode evoluir e melhorar e que se dispõe a correr o risco de enfrentar o receio de falhar novamente.

https://www.veiculodeideias.pt/coaching-psicologico/

Fale connosco.

Ultimas do nosso blogue:

Os Clientes Dizem a Verdade?

Os Clientes Dizem a Verdade?

Os clientes dizem sempre a verdade? Não. No início de uma relação comercial, antes de saberem até que ponto podem confiar no profissional à sua frente, os clientes defendem-se e muitas vezes omitem informação, ou, simplesmente, não dizem a verdade.

read more

Como Reage ao Não do seu Cliente?

Como Reage ao Não do seu Cliente?

Não, essa palavra tão temida por todos na área de vendas. Mas sabe o que significa? Será sempre definitivo e final? Quantas vezes o cliente disse-lhe que não a si para depois dizer sim a um colega? Se já lhe aconteceu, fique descansado que não é o único, nem é grave.

read more

Ser ou não ser empresário, eis a questão.

Ser ou não ser empresário, eis a questão.

Na minha atividade profissional já me deparei várias vezes com potenciais empresários nesta situação. Pretendem iniciar um negócio, mas não sabem qual, têm pouca noção do “como fazer” e o “porquê de avançar” é simplesmente o desejo de serem empresários.

read more

O otimismo é sempre bom?

O otimismo é sempre bom?

Quando o negócio arrancar vai estar logo acima do break-even. Uau! Que maravilha. Mas será esta uma previsão realista?

read more

Próximas Formações:

Formação Competências de Coaching

Formação Competências de Coaching Descubra como ajudar os outros a irem mais longe com o seu apoio. INSCRIÇÃO O que esta formação pode fazer por si Esta formação pretende dar as ferramentas de base para poder ter uma conversa, usando os princípios do coaching, com o...

read more

Contactos:

Rua Dom Jerónimo Osório nº1 r/c
8000-143 Faro

Tel: +351 917 556 176

email: contacto@veiculodeideias.pt

Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar pelo site, está a concordar com a nossa utilização de cookies. Saiba mais aqui.

[efb_likebox fanpage_url="veiculodeideias" box_width="350" box_height="" locale="pt_PT" responsive="1" show_faces="1" show_stream="0" hide_cover="0" small_header="0" hide_cta="0" animate_effect="fadeIn" ]
Share This