FAQ’s

O manual de instruções do veículo

Para que serve o Coaching?
O coaching serve para apoiar o cliente num processo de mudança. Pode ser a adaptação a uma nova realidade, como uma nova função profissional, ou encontrar um novo equilíbrio entre trabalho e qualidade de vida. Outro tipo de mudança é o desenvolvimento de competências humanas.

Alguns exemplos de aplicação do coaching são: capacidade de liderança, de gestão de conflitos, gestão de ansiedade ao falar em publico. A atitude perante uma situação pode requerer uma nova perspetiva e o coach também pode apoiar na construção de um novo olhar sobre a situação. A passagem à pratica dos novos conhecimentos adquiridos numa formação é igualmente um tema para coaching.

O coaching também tem aplicação noutras dimensões alem da profissional, nomeadamente familiares, escolhas de vida entre outras.

Qual é a diferença entre Coaching psicológico e o restante Coaching?
O coaching psicológico distingue-se, primordialmente, pela formação técnica do coach. Trata-se de um profissional formado em psicologia. Isto implica que as técnicas usadas vão ser técnicas adquiridas na formação e posterior treino em psicologia. Sendo o psicólogo um perito em mudança de

comportamento, as suas competências são particularmente úteis neste contexto.

O Coaching Psicológico é o mesmo que terapia?
Não. A terapia é uma abordagem mais profunda e demorada, que pode abranger todas as áreas da vida psíquica do cliente para poder ajudá-lo de forma global ao nível do funcionamento mental e qualidade de vida. A terapia pode ajudar a pessoa num cenário de patologia, embora nem sempre a patologia esteja presente. O coaching é uma abordagem focada num tema, trazido pelo cliente, com uma duração muito mais limitada e sessões mais espaçadas. No coaching não se aborda patologia, assumindo-se que o cliente está perfeitamente funcional e tem um potencial de recursos que podem ser utilizados para atingir os objetivos a que se propôs.
Qual é a diferença entre Coaching, mentoria e consultoria?
Muita. Existe uma enorme confusão à volta destes termos. O coach não assume que sabe mais do que o seu cliente sobre as questões técnicas do seu desafio, se for uma questão do foro profissional. Logo, o coach não dá conselhos sobre questões técnicas. A nossa área de conhecimento é o comportamento humano. Quando o “coach” é um perito numa área como vendas, ou RH, ou gestão de topo, a relação que estabelece com o cliente é de uma autoridade técnica que sabe mais sobre o assunto. A atitude é a de dar conselhos e propor soluções. Isto é Mentoria. Portanto, muita da oferta de coaching que se encontra é na realidade mentoria.

O que distingue a mentoria da consultoria é a entrega e o tipo de acompanhamento. Enquanto a consultoria é um processo menos personalizado e mais geral, a mentoria é uma abordagem personalizada numa pessoa. Este aspeto de relação entre duas pessoas é o que leva à confusão com o coaching, mas na realidade são coisas bastante diferentes.

É necessário fazer seguimento às formações?
Muitas das nossas formações têm sessões de meio dia, de um dia ou sessões individuais de coaching após a discussão dos novos conteúdos. Isto deve-se ao facto de o momento critico para a mudança resultante da formação se dar ser após o final das formações tradicionais. Existem vários fatores implicados nesta situação. Primeiro, não é possível assimilar tudo no curto espaço de tempo de uma formação. Depois, no confronto com os contextos reais surgem novas duvidas e questões pertinentes sobre como passar à pratica e dificuldades inesperadas. Tudo isto são conteúdos muito ricos para serem trabalhados numa sessão de formação exclusivamente dedicada a discutir estes assuntos. Como colocar em prática, quais as dificuldades sentidas, o que funcionou ou não.
Gostava de participar numa formação, mas não posso na data agendada. Como posso fazer?
Deixe-nos uma mensagem acerca da formação que pretende e qual seria a sua disponibilidade e faremos o nosso melhor para encontrar uma solução que permita participar na formação.
Posso sugerir um tema para uma formação/workshop/palestra?
Nós estamos ao seu serviço. Temos uma oferta base de formações, mas estamos totalmente abertos a discutir novos temas, novas formas e novos contextos para ir ao encontro das necessidades dos nossos clientes. Desafie-nos.
Qual o código deontológico pelo qual se rege a prática do coaching?
A atividade de coaching não é regulada por nenhuma entidade oficial. Existem várias organizações particulares que emitem certificações, mas sem caracter oficial. No nosso caso, como a psicologia é uma atividade regulada por uma entidade oficial, a Ordem dos Psicólogos Portugueses, regemo-nos pelo seu código deontológico.
Nas formações posso ficar quieto e calado só a ouvir?
Não.  A participação é um dos nossos valores e isso reflete-se nas formações. Não se trata de um capricho, é uma forma de tornar as formações mais eficazes, aumentando o potencial de retenção dos conteúdos. Por outro lado, torna os conteúdos mais ricos, pois acreditamos que o contributo de todos melhora o resultado final. Assim, sempre que possível haverá espaço para dinâmicas experienciais, debates e partilha de experiências.
Quando assistir às formações, vou receber materiais de apoio com os conteúdos?
Sim, todos os materiais serão entregues após o final da formação. Isto é devido ao facto de  o manual da formação refletir os contributos de todos os participantes, não apenas do formador, por isso só pode estar pronto depois de terminar a formação

Mais informações:

Contactos:

Rua Dom Jerónimo Osório nº1 r/c
8000-143 Faro

Tel: +351 917 556 176

email: contacto@veiculodeideias.pt

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